Início Esporte Itacaré Surf Sound Festival de olho na sustentabilidade

Itacaré Surf Sound Festival de olho na sustentabilidade

5 minuto de leitura
0
0
10

Cerca de 60 crianças de escolas públicas, privadas e projetos sociais passam por dia no espaço de Economia Criativa montado no evento  

Crianças visitam a 4ª edição do Itacaré Surf Sound (Foto: Peu Fernandes)

Não é só de batalha por pontos nos rankings que movimenta a 4ª edição do Itacaré Surf Sound. Ao chegar no espaço do evento, sete estandes estão montados com ações e apresentações, o objetivo é promover a conscientização ambiental para crianças e adultos.

Durante o passeio elas são recebidas pela coordenação que divide a turma em grupos para as visitações nos estandes. São sete instituições ambientais que trabalham temas de educação ambiental, a turma fica cerca de 20 min em cada espaço participando de dinâmicas, palestras ou assistindo vídeos e oficinas.  Elas também recebem mudas de árvores de Pau Brasil e Ipê, que são plantadas na área da mata ciliar do riacho localizado na Praia da Tiririca e também nos bairros de Itacaré. A secretaria de Meio Ambiente junto com Associação de Surfe vão monitorar o crescimento das mudas.

Crianças plantam mudas de Pau Brasil e Ipê (Foto: Peu Fernandes)

Após a parte educativa, as crianças têm a oportunidade de circular por todo o circuito, recebem orientações de como funciona o campeonato, assistem as batalhas, têm contato com atletas e com o mar. De acordo com a coordenadora do espaço, Heloísa Bicudo, muitas crianças nunca viram o mar ou conhecem a Praia da Tiririca.

“Algumas crianças são de comunidades distantes da zona rural, como a comunidade de Taboquinha e Vila da Marambaia, nesse grupo tinha crianças que nunca viram o mar, muito menos o campeonato de surf. E a oportunidade ela teve aqui, ficamos satisfeitos de poder proporcionar e conscientizar, juntos vamos construir um legado”, explica.

Atentas assistem as disputas das baterias (Foto: Peu Fernandes)

Após toda a visita é servido um lanche orgânico produzido pela Associação Embaubá, Associação de Produtores Orgânicos da APA Itacaré-Serra Grande, onde todo material é produzido por produtores da agricultura familiar. As crianças também recebem camisas do campeonato e tem aprendem a separar o lixo. Todo o lixo gerado no evento é encaminhado para o projeto Recicla que é responsável pela coleta e separação dos resíduos.

A proposta do espaço Economia Criativa é incentivar a preservação da riqueza natural de Itacaré.

O Itacaré Surf Sound Festival é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, da Prefeitura Municipal de Itacaré e da MVU Eventos. O evento conta com o apoio da Terra Boa Hotel Boutique, Associação de Surf de Itacaré (ASI), Grou Turismo, Instituto Floresta Viva, Faculdade Madre Thaís e Devassa.

 

Carregue Mais Artigos Relacionados
Carregue Mais Por Felinto Frota
Carregue Mais Em Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Festival Suiça Baiana